Descrição do Projeto

Conteúdo

Descrição

Especialistas

Instituições

Informações

Simpósio

Equipe e Conselheiros

English Japanese
Spanish Portuguese

JANM Logo
Japanese American
National Museum


O Projeto Internacional de Pesquisa sobre Nikkeis é um projeto de três anos de pesquisa cooperativa que enfocará a evolução das culturas e das sociedades nikkeis. A pesquisa será realizada com a colaboração de especialistas de todas as nacionalidades cujos trabalhos anteriores e atuais tratem da experiência nikkei em contextos regionais, nacionais e mundiais. O Museu exercerá a função de coordenador deste abrangente projeto de pesquisa, fornecendo uma plataforma programática internacional para que especialistas e pesquisadores participem do trabalho cooperativo sobre a experiência dos nikkeis.

No primeiro ano, serão estabelecidas as diretrizes de pesquisa que servirão de estrutura conceitual e de metodologia de pequisa para a cooperação conjunta de especialistas de várias disciplinas. Devido ao amplo escopo geográfico deste projeto, o primeiro ano será dedicado a dar enfoque ao nikkei no Hemisfério Ocidental. Os outros países onde exista uma população nikkei, como Filipinas, Coréia, Austrália, China e outras regiões, serão incluídos à medida que o projeto progredir, até que todas as populações nikkeis tenham sido cobertas. Os principais trabalhos resultantes desse primeiro ano serão: (1) o Repertório Internacional sobre Nikkeis a ser estabelecido no Japanese American National Museum, com pesquisas anteriores e trabalhos em andamento sobre a experiência nikkei; (2) o Guia de Informações Educativas, apresentando bibliografia comentada e diretório com informações e instituições educativas relacionadas aos nikkeis; (3) o Manual do Projeto de Pesquisa, com a estrutura conceitual, definições de termos e de unidades, relação dos especialistas envolvidos; (4) o Site Internacional sobre Nikkeis, com atualizações dos trabalhos em andamento do projeto; (5) a reunião de organização do Simpósio Internacional sobre Nikkeis, a ser realizado em Los Angeles no segundo ano do projeto; (6) o Conselho Consultivo Internacional composto de líderes e especialistas de destaque nacional e internacional, cuja finalidade será a de discutir assuntos pertinentes ao projeto.

As atividades do segundo ano estarão concentradas no intercâmbio intelectual de conhecimento e no diálogo entre especialistas nikkeis e institutições que distribuem bolsas de estudos, além da ampliação do projeto, que deverá então atingir as comunidades nikkeis na Ásia, na África e na Europa. Os especialistas apresentarão suas pesquisas e ajudarão a identificar outros pesquisadores, instituições de bolsas de estudo e trabalhos em desenvolvimento, bem como áreas críticas que requeiram pesquisas mais aprofundadas. Os trabalhos resultantes do segundo ano incluirão: (1) Simpósio Internacional sobre Nikkeis e reunião do Conselho Consultivo Internacional; (2) pré-publicação de pesquisas dos especialistas; (3) ampliação do Site Internacional sobre Nikkeis, que permite o melhor acesso a informações e atualizações dos resultados do simpósio; e (4) inclusão das principais experiências nikkeis relatadas por especialistas que estejam realizando pesquisa em outras sociedades nikkeis fora das Américas.

No terceiro ano, as atividades estarão concentradas na publicação e produção final das descobertas de pesquisa e na distribuição e acesso a essas descobertas em vários formatos. Os trabalhos resultantes do terceiro ano incluirão: (1) publicação de pesquisas sobre nikkeis; (2) estabelecimento de um Instituto Internacional de Pesquisa sobre Nikkeis como um componente do Centro Nacional de Informações do Japanese American National Museum.

A Missão e o Significado do Projeto

A missão principal do Projeto Internacional de Pesquisa sobre Nikkeis será o de ampliar e compartilhar o conhecimento sobre culturas e sociedades nikkeis a fim de fortalecer ainda mais a união e a compreensão intercultural entre os Estados Unidos, o Japão e outras nações onde haja uma população nikkei na América do Norte, Central e do Sul e em outras partes do mundo. O conhecimento reunido ao longo do desenvolvimento do Projeto Internacional de Pesquisa sobre Nikkeis formará uma base valiosa para que nações e comunidades interpretem o passado, avaliem o presente e vejam o futuro à medida que o século XXI se aproxima.

Como coordenador deste projeto, o Japanese American National Museum fornecerá uma plataforma programática para: (a) trabalhar em conjunto com especialistas e educadores de várias disciplinas e países; (b) divulgar as conquistas e os desafios (do passado, do presente e do futuro) dos nikkeis nos contextos histórico, cultural e econômico mundial; (c) comparar diversas culturas, sociedades e suas instituições; (d) desenvolver oportunidades e acesso a recursos educativos; e (e) promover maior contexto para compreensão das comunidades, das nações e do mundo em que vivemos.

O material gerado a partir do Projeto Internacional de Pesquisa sobre Nikkeis constituirá um rico banco de dados para instituições educativas, como museus, bibliotecas, escolas de primeiro e de segundo graus, universidades, sociedades históricas e para especialistas, pesquisadores, educadores, jornalistas, cineastas e outros no desenvolvimento de publicações, guias curriculares, programas públicos, filmes, vídeos e outros produtos, programas e serviços educativos que promovam uma maior conscientização e compreensão da experiência nikkei.

* Patrocinado pelo The Nippon Foundation