Especialistas Participantes
Maria Elena Ota Mishima(deceased Spring, 2000)
Conteúdo

Descrição

Especialistas

Instituições

Informações

Simpósio

Equipe e Conselheiros

English Japanese
Spanish Portuguese

JANM Logo
Japanese American
National Museum


A Dra. Ota Mishima, nipo-mexicana de segunda geração, é professora do Centro de Estudos Asiáticos e Africanos de El Colegio de México, na Cidade do México. Doutora em História pela Universidade Nacional Autônoma do México desde 1982, é autora de vários trabalhos sobre os descendentes de japoneses em seu país. Também colabora com estudiosos do Japão no desenvolvimento de materiais em língua japonesa para falantes do espanhol.

(*This information is available only in English.)
Professor Maria Elena Ota Mishima will be sorely missed and long remembered for her scholarship and the pioneering contributions she made to our knowledge of immigration history and Nikkei Studies. Her latest publications was Destino México: un estudio de las migraciones asiaticas a México, siglos XIX y XX(El Colegio de México, 1997). Further inquires could be made to El Colegio de México, where Professor Mishima was a Professor of History at the Center of Asian and African Studies at:

El Colegio de México C.E.A.
Camino al Ajusco, #20
Col. Pedregal de Sta. Teresa
México, D.F. 01000

Resumo da Proposta de Pesquisa
Os nipo-mexicanos

Hoje, aproximadamente 30.000 pessoas de descendência japonesa vivem no México. A Profa. Ota examinará arquivos, diretórios de associações japonesas e registros universitários para determinar a composição dessas gerações. Seu interesse reside particularmente em estudar a identidade dos nipo-mexicanos de quinta geração, cujos ancestrais imigraram para o México a partir de 1897. Ela distribuirá questionários e realizará entrevistas para explorar as seguintes questões: o que restou de herança japonesa após cinco gerações?; quais são os elos entre México e Japão?; qual é a identidade dos mexicanos de origem japonesa? Entrevistas detalhadas serão realizadas com filhos que herdaram negócios de seus pais em regiões onde há concentrações de nipo-mexicanos, como Chiapas, Veracrúz, Sonora, Sinaloa, Chihuahua, Jalisco, Baja Califórnia e Cidade do México.