Especialistas Participantes
Steven Masami Ropp
Conteúdo

Descrição

Especialistas

Instituições

Informações

Simpósio

Equipe e Conselheiros

English Japanese
Spanish Portuguese

JANM Logo
Japanese American
National Museum


Steven Masami Ropp é candidato ao título de doutor em Antropologia pela Universidade da Califórnia, Los Angeles. Em 1996, terminou seu mestrado na UCLA e, em 1993, recebeu o bacharelado pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Atualmente está escrevendo sua dissertação, “Constructing a Nikkei Peru: Japanese Ethnicity and the Peruvian State in the 1990’s” [Construindo um Peru nikkei: a etnicidade japonesa e o Estado peruano na década de 1990], onde explora a relação entre a identidade nacional e a etnicidade japonesa no Peru. Sua próxima publicação será “Multigenerational and Multiracial Chinese Peruvian Identity” [A identidade sino-peruana de gerações e raças múltiplas] in “Reconfiguring Race, Redefining Ethnicity: Multiraciality and Asian America” [Reconfiguração racial, redefinição étnica: multiracialidade e a América Asiática], editada por Teresa Kay Williams e Cynthia Nakashima.


e-mail: sropp@ucla.edu

Resumo da Proposta de Pesquisa
O aspecto local e global de ser um nikkei no Peru e nos Estados Unidos: Cidadania cultural e bio-política na Região do Pacífico


A proposta de Steven Ropp é realizar uma análise comparativa qualitativa da dinâmica existente nos fatores raça, gênero e cultura na composição e na representação da identidade nikkei e da comunidade. A bio-política da comunidade constituinte e os discursos de representação dessa coletividade serão analisados no Peru e nos Estados Unidos, juntamente com uma discussão geral sobre o nikkei na América Latina. Utilizando trabalhos de campo anteriores e em andamento de natureza antropológica, os contornos da identidade nikkei e da comunidade serão explorados dessa forma como um meio de colocar um fenômeno local e regional em contextos maiores de nacionalismo e de cidadania cultural e na dinâmica geo-política da Região do Pacífico.