Equipe e Conselheiros do Projeto

Conteúdo

Descrição

Especialistas

Instituições

Informações

Simpósio

Equipe e Conselheiros

English Japanese
Spanish Portuguese

JANM Logo
Japanese American
National Museum


Francis Y. Sogi
Presidente Emérito
Francis Sogi construiu uma carreira repleta de êxitos como advogado desde 1952, atuando tanto em Tóquio como em Nova York. É veterano do Serviço de Inteligência Militar dos Estados Unidos e do Corpo de Contra-inteligência. Além de ser sócio vitalício do escritório de advocacia Kelley Drye and Warren, atua também em outras instituições como membro e presidente da diretoria do Pocantico Hills School District; presidente da Associação Nipo-americana de Nova York; membro do Conselho Consultivo dos Veteranos de Minorias, por nomeação do Secretário de Assuntos Relacionados a Veteranos; membro da Diretoria da Fundação Nacional da Memória Nipo-americana; membro da Diretoria de Governadores do Centro de Cultura Japonesa do Havaí; membro do Conselho Consultivo da Faculdade de Artes & Ciências da Universidade do Havaí; e membro da diretoria de várias empresas privadas. Francis Sogi traz sua vasta experiência profissional, sua liderança e sua visão a este importante projeto internacional do Japanese American National Museum.

Akemi Kikumura Yano, Ph.D.
Diretora
A Dra. Akemi Kikumura tem o título de Ph.D. em antropologia pela Universidade da Califórnia em Los Angeles, tendo recebido vários prêmios como autora e dramaturga. Leciona antropologia e estudos étnicos na UCLA e na Universidade do Sul da Califórnia, sendo famosa por seu livro "Through Harsh Winters: The Life of a Japanese Immigrant Woman" [Invernos difíceis: a vida de uma imigrante japonesa]. Sua peça "The Gambling Den" [O antro de jogatina], recebeu o prêmio de dramaturgia Ruby Yoshino Schaar. A Dra. Akemi Kikumura foi curadora da exposição inaugural do Museu "Issei Pioneers: Hawaii and the Mainland 1885-1924" [Pioneiros isseis: havaí e a região continental 1885-1924], tendo supervisionado o desenvolvimento e a implantação do Programa Nacional de Parceria do Museu que inclui projetos como "In This Great Land of Freedom: The Japanese Pioneers of Oregon" [Nesta grande terra de liberdade: os pioneiros japoneses do oregon] e "The Kona Coffee Story: Along The Hawai'i Belt Road" [A história do café de Kona: ao longo da estrada perimetral do Havaí], que foi premiado pela Associação Americana de História Estadual e Municipal pela sua excelência. É responsável pela direção geral, pelo desenvolvimento e pela implantação do Projeto Internacional de Pesquisa sobre Nikkeis.

James A. Hirabayashi, Ph.D.
Conselheiro Chefe do Projeto
Formado em antropologia pela Universidade de Harvard, o Dr. James Hirabayashi é professor emérito da Universidade Estadual de São Francisco. Sua brilhante carreira acadêmica de trinta anos inclui o cargo de reitor de Estudos de Graduação e também de Estudos Étnicos. Neste último, ficou famoso por sua liderança pioneira no estabelecimento da primeira escola de Estudos Étnicos no país. Também ocupou cargos nas áreas de pesquisa e de ensino na Universidade de Tóquio, Japão, e na Universidade do Zaire, Nigéria, África. O Dr. Hirabayashi fornece orientação e direção geral aos programas de educação e curadoria do Museu, incluindo acervos, exposições, programas de educação pública, filmes e pesquisa. Como conselheiro chefe, lidera o desenvolvimento da estrutura conceitual e os materiais relacionados ao conteúdo do Projeto.

Richard Kosaki, Ph.D.
Conselheiro Sênior
Aposentado recentemente do cargo de presidente da Faculdade Internacional de Tokai, em Honolulu, Havaí, o Dr. Richard Kosaki é chanceler emérito da Universidade do Havaí em Manoa. Antes de seu cargo atual, foi assistente especial do Governador do Havaí de 1987 a 1990. Como Conselheiro Sênior deste Projeto, o Dr. Kosaki orientará a organização geral do projeto.


Lloyd Inui
Conselheiro Sênior
Formado em Ciência Política pela Universidade de Michigan, Lloyd Inui é professor emérito da Universidade Estadual da Califórnia - Long Beach. Em sua carreira acadêmica de 27 anos, ocupou cargos no Departamento de Ciência Política e de diretor do Programa de Estudos Asiático-americanos/Línguas Asiáticas. É membro-fundador do Programa de Estudos Asiático-americanos da Universidade Estadual da Califórnia - Long Beach, para o qual dedicou toda sua carreira profissional. Além de fazer parte de várias comissões do Museu, Lloyd Inui fornece incentivo e consultoria basicamente para os programas de educação e de curadoria do Museu.


Satomi Takeda
Coordenadora do Projeto
Satomi Takeda assume a coordenação do Projeto depois de ocupar o cargo de Coordenadora de Vendas Internacionais do Hotel InterContinental Los Angeles, California Plaza. Nascida no Japão, Satomi Takeda veio para os Estados Unidos quando tinha 20 anos, naturalizando-se em fevereiro de 1998. Graduou-se com menção honrosa pela Faculdade Municipal de Santa Mônica em Artes. Seu papel é fundamental na coordenação geral e nos esforços de comunicação do projeto de pesquisa.

Masayo Ohara, Ph.D.
Especialista em Pesquisas
A Dra. Masayo Ohara é bacharel em Espanhol pela Universidade de Osaka de Estudos Estrangeiros, tendo obtido o título de mestre em Serviços Estrangeiros pela Universidade de Georgetown e o de doutora em Ciência Política pela Universidade de Columbia, onde se especializou em relações internacionais e política comparada. Seu principal foco de pesquisa envolve as causas do militarismo no Japão no período pré-Segunda Guerra Mundial. A Dra. Masayo Ohara supervisiona os trabalhos de compilação, coordenação e desenvolvimento dos materiais de informações educativas do Projeto Internacional de Pesquisa sobre Nikkeis.

Eiichiro Azuma
Pesquisador
Atualmente, Eiichiro Azuma é estudante de doutoramento em história na Universidade da Califórnia - Los Angeles, onde é conhecido entre seus colegas e professores pelas suas significativas contruições no campo de Estudos Nipo-americanos. Em sua pesquisa, Eiichiro Azuma enfoca a história dos primeiros isseis que chegaram à América do Norte. Dará assistência no desenvolvimento do Guia Internacional de Informações sobre Nikkeis e, mais especificamente, na interpretação e na análise dos principais trabalhos de pesquisa relacionados com a experiência Nikkei e escritos em Japonês e em Inglês.


Brian Niiya
Pesquisador

Sr. Niiya é escritor e conservador do museu onde trabalha em Honolulu, Havaí, com especialização em História e Cultura Nipo-Americana.


Cameron Trowbridge
Desenvolvedor de Programas Digitais
Cameron Trowbridge é bacharel pela Universidade da Califórnia - Berkeley e mestre em Informações (Serviços Informativos e de Bibliotecários) pela Universidade de Michigan, em Ann Arbor. É responsável pelo desenvolvimento, implementação e avaliação dos recursos eletrônicos do Museu. Seu trabalho inclui a manutenção do web site do Museu, bem como dar assistência à equipe do Centro Nacional de Informações no trabalho de continuidade da ampliação do conjunto de programas de acesso do Museu.


Toshiko McCallum(*Her information is avilable only in English.)
Reference Librarian
Ms. McCallam is responsible for coordinating public use of the Museum's permanent research, and institutional collections through the public reading room of the National Resource Center. She comes to the Museum from the East Asian Library, UCLA where she worked as the head of the Access Services section. Ms. McCallum received an MLS in Library and Information Science, UCLA, and also holds an MA in Anthropology, UCLA. She has a strong interest in Museum work, and participated in organizing exhibitions, including her own show of Japanese bamboo baskets, at the Fowler Museum of Cultural History, UCLA.


 Fotografías tomadas por Norman Sugimoto