EXPERIÊNCIA NIKKEI GLOBAL

Conteúdo

Descrição

Especialistas

Instituições

Informações

Simpósio
Introdução
Sessão em Foco#1
Sessão em Foco#2
Sessão em Foco#3
Sessão em Foco#4
Relatório

Equipe e Conselheiros

English Japanese
Spanish Portuguese

JANM Logo
Japanese American
National Museum


Relatório de Richard Kosaki, Consultor Sênior


Neste três anos de pesquisa, a missão do projeto é a de "aumentar e compartir nosso conhecimento das culturas e sociedades nikkei para que possamos cultivar vínculos mais estreitos e um entendimento transcultural entre as nações com população nikkei”.

Creio que demos passos significativos para atingir esta missão durante as conferências de 24 a 26 de junho de 1999 no Japanese American National Museum, quando, então, acadêmicos de vários países puderam compartilhar e mutuamente criticar suas atuais averiguações sobre a experiência Nikkei em cada respectivo país. Altamente beneficial para o contínuo sucesso deste projeto foi o senso de "afinidade" que, aparentemente, entrelaçava os pesquisadores, o qual deverá facilitar "colaborações transnacionais e contato significativos". E se cada relatório era de ênfase mais ou menos especializado ( seja este econômico, político, de gênero, etc.), observou-se a necessidade de se relacionar, de uma forma ou de outra, cada particular com ou quadro conceitual básico.



Indubitavelmente, o recolhimento de dados básicos, que construa um perspectiva Nikkei endógena em seus devidos cenários, é nosso empreendimento mais imediato. Temos consciência, no entanto, que esses dados podem tornar-se mais significativos quando semelhanças e diferenças são exploradas em um cenário comum. De tal exploração, não somente poderá brotar um entendimento mais profundos das experiências passadas e futuras da comunidade Nikkei, como também poderá ajudar a modelar, em forma mais positiva, as experiências Nikkei.

As informações e conceitos, frutos deste projeto, deverão também contribuir com um entendimento global melhor de migrações e diáspora, já que sabemos que há inúmeros estudos de muitos grupos imigrantes dispersados pelo mundo. (Alguns acadêmicos estão interessados na " história comparada de diásporas" enquanto reconhecendo que o termo diáspora não existe em certas culturas.)



Mais poderia ser dito sobre um mundo mais amplo e um quadro mais teórico, porém o nosso objeto mais imediato é oferecer uma ciência básica mas genuina sobre experiência Nikkei nas Américas do Norte e do Sul. Durantes a conferência de junho de 1999, tornou-se mais óbvio (para nós, "americanos" etnico-cêntricos, especialmente) que as diferenças significativas no conjunto das experiência nikkei. E as presumidas semelhanças precisam ser examinadas sob olhos críticos.

O sucesso da conferência de junho de 1999 há de ser medido não somente em termos de sua contribuição no crescente conhecimento geral da variada experiência Nikkei, mas também em termos das muitas questões postas em foco. Qualquer empreendimento de pesquisa bem-sucedido traz à tona, com foco afiado, questões importantes, muitas das quais pouco suscetíveis a respostas simples. Deve-se consider o INRP como parte, embora uma parte crítica e pioneira, de um projeto investigatório em progresso, o qual além de informar sobre a experiência Nikkei, contribui com o conhecimento básico das experiência migratórias globais. Espera-se de cada pesquisador a inspiração que os leverá a se aprofundarem em áreas de interesse especial, animadas pelo participação no INRP. Junto com o desenvolvimento do Repositório Nikkei de Pesquisa , do Guia de Recursos e de outros materiais de recursos, o INRP estabelecerá um alicerce firme para investigações futuras sobre as experiências Nikkei mundiais.