EXPERIÊNCIA NIKKEI GLOBAL

Conteúdo

Descrição

Especialistas

Instituições

Informações

Simpósio
Introdução
Sessão em Foco#1
Sessão em Foco#2
Sessão em Foco#3
Sessão em Foco#4
Relatório

Equipe e Conselheiros

English Japanese
Spanish Portuguese

JANM Logo
Japanese American
National Museum


Projeto Internacional de Pesquisa Nikkei
"Reunião de Avaliação & Planejamento"
24 a 26 de Junho de 1999


De 24 a 26 de junho de 1999, 22 pesquisadores, participantes do Projeto Internacional de Pesquisa Nikkei (INRP*), reuniram-se no Japanese American National Museum para discutir seus trabalhos de pesquisa e para trocar idéias e pontos de vista sobre o tema da "significância de o que é ser nikkei" na Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Japão, México, Paraguai, Peru e nos Estados Unidos.

Por três dias, organizaram-se conferências, que ofereceriam o máximo de oportunidades aos professores para discutirem seus projetos acadêmicos em grupos, ambos formais e informais. Assim formaram-se dois tipos sessões: umas mais concisas—as "Sessões em Foco" e outras mais gerais —as "Sessões Abertas", para a qual tivemos a assistência de um serviço de tradução silmultânea em inglês, japonês e espanhol. Membros foram encorajados a comparar experiências, compartilhar conceitos, buscar convergências e, finalmente, considerar revisões em quadros de conceitos e tópicos, na coleta de dados e nas averiguações finais de suas pesquisas.

Foram debates que estimulavam o intelecto a desafiar a imaginação e a tradição, a romper beiras e fronteiras. Enquanto que análises mais profundas estarão disponíveis futuramente, por hora gostaríamos de apresentar relatórios sumários das quatro "Sessões em Foco" submetidos por seus mediadores Lane Hirabayashi, Jim Hirabayashi, Lloyd Inui, and Eiichiro Azuma, e o relatório submetido por Richard Kosaki, que participou como mediador da "Sessão Aberta".

Gostaríamos de convida-lo a ler os perfis biográficos e os resumos das pesquisas de todos os acadêmicos participantes postos na website do INRP. E para os interessados em receber uma cópia do Relatório do Ano I do INRP, há instruções de como faze-lo na página chamada First-Year Report.



Gostaríamos também de agradecer aos acadêmicos e às isntuições que participaram e que continuam colaborando conosco para nosso projeto. Nossos especiais agradecimentos aos tantos voluntários e patrocinadores que ajudaram nossos visitantes de fora a sentirem-se em casa. Estamos gratos a The Nippon Foundation por seu contínuo apoio ao Japanese American National Museum e ao nosso compromisso de disponibilizar os trabalhos acadêmicos e outros materiais educacionais desenvolvidos através do INRP para milhões de indivíduos e instuições de todo o mundo.

Akemi Kikumura-Yano,
Diretora
Projeto Internacional de Pesquisa Nikkei
12 de Agosto de 1999